PT critica Fux por condenar ‘peixinhos’ e absolver Bolsonaro

(ANSA) – BRASÍLIA, 11 SET – O voto do ministro Luiz Fux pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos cinco crimes pelos quais é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi alvo de críticas de parlamentares aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).   

“O ministro Fux, no 8 de janeiro, condenou 400 pessoas, ou seja, os peixinhos que participaram da organização criminosa.   

Então veja a loucura: o mordomo foi condenado, e Bolsonaro não sabia de nada”, afirmou o líder da bancada do PT, deputado Lindbergh Farias.   

Para o parlamentar governista, o parecer de Fux é contraditório por ter condenado o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens Mauro Cid por abolição do Estado Democrático de Direito e absolvido seu antigo chefe. “Se Mauro Cid, que era ajudante de ordens, foi condenado, era o quê? Um golpe surpresa? E Bolsonaro não sabia de nada?”, questionou Lindbergh.   

Segundo ele, a oposição vai reforçar a ofensiva pela anistia, mas esse projeto não deve prosperar no Congresso Nacional. Já para seu colega, o deputado petista Rogério Correia, o voto de Fux se insere no contexto da crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos por conta do tarifaço.   

“Os argumentos são de benevolência à extrema direita e de agrado a Donald Trump. Fux, Bolsonaro, Trump, tudo a ver!”, afirmou o parlamentar. (ANSA).