Confinada no BBB23 há quase três meses, Bruna Griphao falou abertamente sobre o o transtorno que sofre. Ela tem uma compulsão alimentar e come mais do que sua fome ou vontade.

À IstoÉ, o psiquiatra Henrique Bottura, diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista e colaborador do ambulatório de impulsividade do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou o problema.

O que é Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)

“Existe um diagnóstico chamado de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), que se caracteriza por episódios recorrentes de compulsão alimentar, em que a pessoa ingere quantidades de comida muito além do que uma pessoa normalmente comeria no momento. Ela come até se empanturrar, fazendo, às vezes, misturas de comidas inusitadas, praticamente ingerindo ‘tudo o que tem na geladeira'”, diz o especialista.

Durante essa crise, a pessoa sente uma falta de controle sobre o comportamento, acrescenta ele. “Ela ivencia um sentimento de culpa, uma angústia ou vergonha depois de ter perdido o controle. Isso tem que ocorrer, em média, pelo menos, uma vez por semana ao longo do período de três meses para poder dizer que existe esse diagnóstico”, comenta.

É importante que esse comportamento não seja seguido de vômito ou uso de laxantes para caracterizar o TCAP, de acordo com Bottura.

Tratamento

“Normalmente, o tratamento se divide com questões farmacológicas e não farmacológicas. Psicoterapias vão tentar trabalhar questões psicológicas relacionadas às crises, ao quadro em si, o manejo do ambiente, as cognições e os sentimentos envolvidos. Já o tratamento medicamentoso também pode ser utilizado. Hoje, existem remédios que já são indicados e podem trazer um grande benefício para estes quadros clínicos”, concluiu.