07/02/2024 - 14:07
Na última segunda-feira, 5, o ator Kayky Brito, de 35 anos, que segue seu processo de reabilitação após ter sofrido um atropelamento, em setembro de 2023, abriu o coração ao fazer um desabafo nas redes sociais em que relata as mudanças que o acidente provocou em sua vida.
+Mesmo em regime aberto, Suzane von Richthofen pode trocar sobrenome?
+‘Obsessão e compulsão’ diz especialista sobre perseguição de Wanessa e Yasmin com Davi no ‘BBB24’
Por meio de um vídeo nos Stories do Instagram, Kayky aconselhou quem estiver passando por um problema a pedir ajuda. “Comigo, antes do acidente, eu sempre fui uma pessoa de bem com a vida. Até falava, ‘por que você tá de mal com a vida? A vida é maravilhosa’. Mas depois do fato, eu fiquei mais sensitivo de uma forma que parece que onde eu ando, tem um buraco na minha frente. Então, fique forte, fique bem. Porque na vida tudo passa”, disse.
Após ficar internado quase um mês, o artista recebeu alta hospitalar no dia 29 de setembro. A família de Kayky Brito decidiu que ele seguiria com o trabalho e exercícios de reabilitação em casa, no Rio de Janeiro.
À IstoÉ Gente, o psicólogo Alexander Bez, que é especialista em relacionamentos pela universidade de Miami, ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia, e em saúde mental, fez uma análise se Kayky Brito ficou com sequelas após dizer que ‘vê buraco em sua frente’. Entenda!
“Vou falar algumas hipóteses: Em primeiro lugar, a gente tem que ver que o ator Kayky Brito teve um acidente. Eu acho que existe, psicologicamente, uma certa culpa, porque ele atravessou onde não podia atravessar, sendo que ele realmente fez um cálculo errado. Muita gente faz isso, acha que vai conseguir atravessar e não consegue. Isso causa um certo arrependimento, onde esse arrependimento pode deixar uma mancha preta visual, onde a pessoa pode tentar entender isso como um certo arrependimento, uma certa fuga”, começa o profissional.
Sequela neurológica
“A outra questão pode estar relacionada a algum tipo de sequela neurológica específica, no caso, teria que fazer ressonância magnética, tomografia, passar sempre com o neurologista para ver se há alguma questão neurológica.
Buraco macular
Ele pode ter uma questão oftalmológica, um buraco macular. Seria importante avaliar isso com o oftalmologista para ver se há necessidade de alguma cirurgia. Existe realmente um buraco negro que se chama buraco macular da mácula, e é uma questão oftalmológica.
Transtorno de estresse pós-traumático
O transtorno de estresse pós-traumático é muito comum ele sentir esse tipo de coisa, ter algumas visões relacionadas ao acidente. O ator pode estar tendo uma alucinação visual em função de tudo isso que aconteceu. Todas as hipóteses têm que ser checadas e avaliadas. Em um caso como esse, não dá para falar em uma única questão, porque cada caso é único. Levantei algumas hipóteses que devem ser exploradas e confirmadas para que possamos chegar a um denominador comum. De qualquer jeito, inspira cuidados e essas são as principais hipóteses não só psicológicas, mas também neurológicas, oftalmológicas, físicas e mentais.