A Seleção Brasileira, que está no Catar para os jogos da Copa do Mundo 2022, além de ter torcida de milhares de brasileiros, está contando também com o apoio e carinho de seus familiares. A família de Tite, técnico da seleção, e de jogadores como Neymar, Marquinhos, Lucas Paquetá, Thiago Silva, entre outros craques, estão acompanhando de perto os atletas nesse momento tão importante.

IstoÉ Gente conversou com Adriana Severine, que é psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental, que falou sobre a importância da família dos jogadores na concentração para um bom desempenho deles em campo.

“É muito importante a presença dos familiares durantes as partidas da Copa do Mundo, pois acrescenta um suporte psicológico enorme para os jogadores, em um momento de muita tensão, pressão e ansiedade. Ainda mais por estarem longe de casa, que é o ambiente de porto seguro deles”, começou a psicóloga.

“A presença da família dá uma sensação de acolhimento e apoio, independente do resultado. Também ajuda a diminuir a ansiedade antes dos jogos, e após os jogos e mostra que o apoio familiar gera autoconfiança e segurança. O amor libera a ocitocina, o hormônio do bem estar equilíbrio emocional. O maior exemplo foi ver alguns jogadores depois da partida, irem direto abraçar as esposas, mães e filhos, isso demonstra que eles estão lá pelo trabalho, mas também para e pela família”, completou Adriana Severine.