Psicóloga explica falta de paciência de Rei Charles após episódio com caneta

Psicóloga explica falta de paciência de Rei Charles após episódio com caneta
Psicóloga explica falta de paciência de Rei Charles após episódio com caneta Foto: Divulgação

No último dia 13 de setembro, o Rei Charles III viralizou nas redes sociais após se irritar, duas vezes, ao usar uma caneta para assinar o livro de visitantes no Castelo de Hillsborough, devido aos compromissos que tem assumido no lugar de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que morreu no dia 8 de setembro.

Acompanhado pela esposa Camilla Parker Bowles, a Rainha Consorte, o monarca disparou irritado: “Oh Deus, eu odeio isso”, disse ele enquanto entregava o objeto para a esposa. “Ah, olhe, está indo para todo lugar”, completou Camilla.

“Eu não aguento essa porcaria… o que elas fazem (as canetas) toda vez”, reclamou Charles.

IstoÉ Gente conversou com a psicóloga cognitivo comportamental especializada em compulsões Rejane Sbrissa, que explicou a falta de paciência de Rei Charles após o episódio com a caneta. Confira!

“O Rei Charles tinha consciência de que um dia teria essa obrigação em assumir o trono, afinal ele foi criado a vida toda para isso, só não devia imaginar que fosse somente aos 73 anos de idade. Ele acaba de perder a mãe, estava levando uma vida mais pacata, menos pública e de um dia par o outro precisou seguir uma lista rigorosa de protocolos da monarquia, com bilhões de olhares sobre ele. Realmente é tudo muito estressante causando impaciência”, começou a psicóloga.

“Não esquecendo que ele perdeu a mãe há pouco tempo, ou seja a maior e mais significativa perda que um ser humano sofre, psicologicamente falando, pois afeta muito o emocional, assumir o reinado, ter que estar participando de cerimonias, sempre repletas de jornalistas, TVs, mídias, o mundo inteiro, sem poder viver seu luto pessoal, realmente é muito difícil, estressante e leva a impaciência. Agora, assumir o reinado em si não, pois ele foi criado a vida toda pra este momento, o triste é que pra que isso acontecesse, sua mãe teria que falecer e, ele nem pode expressar sua dor, pois é alvo de olhares o tempo todo”.

“Hoje em dia estamos sempre com a sensação de urgência, correria, o que nos provoca, entre outras emoções, a impaciência, o medo de não dar conta de fazer tudo o que precisa durante o dia, ou semana, ou vida. A ansiedade toma conta, o medo, e o estresse crônico. Mas, a paciência é uma habilidade que pode ser desenvolvida no dia a dia”.

“Não espere o imediatismo das coisas ou pessoas, todos tem seu tempo próprio pra ser e acontecer e, não temos total controle sobre tudo.; – Exercite seu autocontrole sobrepondo a razão a emoção.; – Faça exercícios de respiração profunda varias vezes ao dia. ; – Evite se estressar por pequenas coisas. ; – Tenha empatia, tente se colocar no lugar dos outros, eles também estão estressados e ansiosos.;- Controle o perfeccionismo, não espere que tudo saia perfeito no seu dia, em sua vida…adversidades sempre ocorrerão.;- Diminua seu ritmo. Faça uma lista de prioridades dia a dia e vá cumprindo com consciência, uma coisa de cada vez”.

A psicóloga Rejane Sbrissa finalizou explicando se o stress Rei Charles pode estar ligado pela idade avançada dele: “A idade avançada nos trás alguns impedimentos físicos realmente, não temos mais o vigor físico de fazermos certas coisas ou de fazermos muitas coisas em um curto período de tempo, isso causa mesmo impaciência, mas não é o único motivo. Ajuda a ficarmos impacientes sim, com certeza. Até conosco mesmo, por nos cobrarmos ser como éramos mais jovens. A cabeça não envelhece mas o corpo não acompanha.”