Após a direção da TV Globo decidir, na noite de quinta-feira (16), expulsar MC Guimê e Antônio Cara de Sapato do BBB23, após eles assediarem a mexicana Dania Mendez, telespectadores e internautas – que acompanham o reality show – criticaram a atitude da emissora por expor a vítima que sofreu importunação sexual em rede nacional.

+Importunação sexual: conheça crime cometido por MC Guimê e Cara de Sapato no ‘BBB23’

+Em 23 edições, ‘BBB’ tem 7 casos de assédio contra as mulheres; relembre

A IstoÉ Gente conversou com a psicóloga cognitivo comportamental especializada em compulsões Rejane Sbrissa, que fez uma análise sobre o comportamento da Globo ao tratar um assunto tão sério.

“A Globo não errou em expulsar, ao vivo, os participantes acusados de assédio. Temos que parar de esconder o que é “errado “. Vive-se falando diariamente sobre proteção a mulher, política pública em relação a abuso sexual, moral, psicológico, físico, patrimonial, o feminicídio de um modo geral, e quando acontece algo em rede nacional, com milhares de pessoas assistindo, vamos esconder isso ?”, começou a psicóloga.

Rejane Sbrissa ainda comentou sobre a crise de choro e de culpa que Dania Mendez protagonizou no programa: “A vítima se sentiu mal, culpada, teve crise de choro justamente pelo machismo recorrente no Brasil. Milhares de mulheres sofrem assédio e não vão a uma delegacia por se sentirem culpadas, ou porque estavam usando uma roupa curta, justa, aberta, etc…”.

“Ela poderia ter sido avisada fora do ao vivo, mas a reação dela não seria muito diferente. O machismo incutido faz isso em nós mulheres. Não ia adiantar Dania saber antes, ela como vítima, deveria se sentir bem em ter sido “cuidada” adequadamente”, continuou.

O que pode acontecer com Dania Mendez após o trauma psicológico que viveu no programa ?

“Dania Mendez tem que avaliar o que houve, se precisar fazer uma psicoterapia, ela mesma disse que não viu mal e que levou na brincadeira, mas são exatamente essas “brincadeiras” que fazem do Brasil o 5 país do mundo que mais mata mulheres e a violência doméstica é altíssima”, explicou a psicóloga cognitivo comportamental.

Assédio no BBB 23

Durante a festa que aconteceu no programa, na quarta-feira (15), Guimê, por diversas vezes, passou a mão na mexicana, já o lutador de jiu-jítsu imobilizou Dania para beijá-la.

O que é importunação sexual ?

MC Guimê e Cara de Sapato cometeram o crime de importunação sexual, por colocar a mão do corpo de Dania – sem a permissão dela.

De acordo com o Art. 215-A do Código Penal Brasileiro, Importunação sexual é: “Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro.”

IstoÉ Gente procurou a advogada familiarista Antília da Monteira Reis, que explicou se a TV Globo pode expulsar MC Guimê e Cara Sapato por importunação sexual.