ISTOÉ Gente

Psicanalista analisa separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita: ‘Faltou responsabilidade afetiva’

Crédito: Reprodução/Instagram

A forma como terminou o casamento de Gusttavo Lima e Andressa Suita chocou muitas pessoas. Um ‘casal perfeito’ nas redes sociais, que, aparentemente, não levantava nenhuma suspeita de crise ou ruptura precoce.

Após a modelo vir a publico dizer que foi acordada na madrugada pelo ex-marido, que a comunicou sobre o fim da relação de cinco anos, sem ao menos ter lhe dado a chance para salvar o matrimônio, veio à tona um assunto importante na psicologia: a responsabilidade afetiva.

A IstoÉ Gente procurou a psicanalista Manuela Xavier, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra e doutora em psicologia clínica na PUC, que falou sobre o assunto delicado.
Manuela explicou o que é a responsabilidade afetiva: “É a gente entender que uma relação é composta por duas pessoas e que a gente tem responsabilidade pelo que causa no outro. Porque tem a ver com a criação de expectativa”. Ela inda complementou: “Autonomia afetiva: quanto que cada um está no domínio do exercício dos sentimentos. Já responsabilidade afetiva é quando tem afeto e sentimento”.
A forma como o cantor rompeu o relacionamento foi extremamente violenta, segundo a profissional: “Ele não teve cuidado. O rompimento foi de forma violenta, com pouco cuidado e de forma e desonesta. Responsabilidade afetiva é esse cuidado que a gente causa no outro. É preciso que haja cuidado e diálogo nas relações”, disse.
E continuou: “No caso do Gusttavo Lima, faltou responsabilidade afetiva. Faltou cuidado. Ele teria que ter aberto os sentimentos para ela, não fazer da forma que fez. O rompimento foi um comportamento irresponsável, covarde, egotista”.
A psicanalista frisou que responsabilidade afetiva está em todos os tipos de relacionamento. Entre homem e mulher, amizade, chefe e funcionário, nas relações de forma geral, mas que haja algum tipo de sentimento para com aquela pessoa. “Responsabilidade está em todo tipo de relação. É entender o que o outro sente e o nosso impacto na vida dele. Não tem que se cobrar para caber no outro, mas precisamos ser honestos, sinceros e gentis”.
Ainda sobre o término do casamento de Andressa e Gusttavo, Manuela concluiu: “A sociedade treina mulheres para elas aceitarem qualquer coisa dos homens. Existiu masculinidade tóxica. A análise desse relacionamento é um retrato social da mulher tentando salvar o casamento, quando na verdade ela só precisa salvar a si própria”.

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel