Uma defesa do goleiro Keylor Navas no pênalti decisivo (6-5 após empate em 0 a 0) levou o Paris Saint-Germain à vitória na final da Copa da Liga Francesa contra o Lyon, nesta sexta-feira no Stade de France.

Com esta taça, o PSG consegue um aproveitamento de 100% dos títulos nacionais que disputou nesta temporada 2019-2020. O time da capital venceu em agosto o Troféu dos Campeões (Supercopa da França), em abril foi campeão da Ligue 1, que foi suspensa devido à pandemia de coronavírus, e na sexta-feira da semana passada conquistou a Copa da França, vencendo o Saint-Étienne por 1 a 0, em outra final também disputada no Stade de France em Saint-Denis (ao norte de Paris).

A vitória foi suada para a equipe de Thomas Tuchel, que sentiu muito a falta do lesionado Kylian Mbappé.

Após o 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação os dois times acertaram todas as dez cobranças. Mas o goleiro costarriquenho Keylor Navas defendeu o chute de Bertrand Traoré e Pablo Sarabia converteu o sexto pênalti dos parisienses, garantindo o título.

Este novo êxito dá mais confiança ao PSG que tem pela frente seu grande desafio da temporada, o ‘Final 8’ da Liga dos Campeões, onde no dia 12 de agosto vai enfrentar o Atalanta em Lisboa, pelas quartas de final.

O Paris Sain-Germain foi o primeiro campeão na história da Copa da Liga, em 1995, e também o último, já que esta competição, a terceira em importância até o momento no futebol francês, se despede neste ano de 2020.

Na galeria de campeões, o PSG lidera com um total de 9 títulos, com uma grande vantagem sobre seus perseguidores, Bordeaux e Olympique de Marselha, com três cada. O Lyon foi campeão apenas uma vez, em 2001.

O time, que terminou em sétimo no campeonato francês, não conquista um título desde a Copa da França de 2012, mas sua decepção desta sexta-feira tem uma consequência negativa a mais: não conseguir uma vaga na próxima Liga Europa.

A vaga ficou com o Reims, sexto na classificação final da Ligue 1, que vai voltar a disputar um torneio europeu após 57 anos.

PSG, Olympique de Marselha e Rennes serão os representantes da França na Liga dos Campeões 2020/21. Além do Reims, vão disputar a Liga Europa Lille e Nice.

bur-yk-as/dr/aam