Com dois gols nos acréscimos, o Paris Saint-Germain venceu o Atalanta por 2 a 1 em uma virada espetacular nesta quarta-feira, em Lisboa, e conseguiu se classificar para as semifinais da Liga dos Campeões pela primeira vez em 25 anos.

O brasileiro Marquinhos (90) e o camaronês Eric Maxim Choupo-Moting (90+3) fizeram o PSG renascer das cinzas no primeiro duelo das quartas de final do ‘Final 8’ da Champions, para a grande decepção do time italiano, que vencia por 1 a 0, com um gol marcado aos 27 minutos pelo croata Mario Palisic e tinha a classificação nas mãos.

Foi uma noite de comemoração para o Paris Saint-Germain, no 50º aniversário de sua fundação (12 de agosto de 1970).

Desde 1995, o time francês não chegava às semifinais do principal torneio europeu de clubes quando foi eliminado pelo poderoso Milan do técnico Fabio Capello e ficou fora da final.

O time parisiense vai enfrentar na terça-feira da próxima semana o vencedor do duelo entre Atlético de Madrid e RB Leipzig, que entram em campo nesta quinta-feira em outro jogo das quartas de final.

Depois de conquistar os quatro títulos das competições nacionais (Ligue 1, Copa da França, Copa da Liga da França, Supercopa da França), o PSG tem pela frente o desafio de ser campeão europeu pela primeira vez, grande obsessão do clube e de seus proprietários cataris.

Depois de sete anos consecutivos sendo eliminado nas oitavas ou nas quartas de final, o Paris Saint-Germain agora sobe um degrau e se aproxima de seu sonho.

Kylian Mbappé, lesionado no tornozelo há quase três semanas, conseguiu voltar e disputou a última meia hora do jogo. A má notícia para o clube francês foi a lesão do goleiro Keylor Navas, que teve de ser substituído na reta final (79) e vinha fazendo uma bela partida.

A eliminação do Atalanta deixa o futebol italiano sem representantes nesta Liga dos Campeões. Na sexta-feira passada, a Juventus de Cristiano Ronaldo foi eliminada nas oitavas de final por outro clube francês, o Lyon, e no sábado o Napoli perdeu para o Barcelona, também nas oitavas.

yk-ah-ama/jed/dr/aam