Na temporada em que comemora seu aniversário de 50 anos, o PSG nunca esteve tão perto de conquistar o tão sonhado primeiro título da Liga dos Campeões, que nesta edição terá as fases de quartas de final e semifinal disputadas em jogo único. E nesta quarta-feira (16h00 de Brasília) em Lisboa, terá diante do italiano Atalanta a primeira das três partidas para poder erguer a taça do torneio.

Mas após superar a “maldição das oitavas”, a equipe francesa chega às quartas com o desfalque de Marco Verratti e sem saber se poderá contar com Kylian Mbappé, que, caso se recupere de uma lesão, talvez inicie a partida no banco de reservas.

Além disso, técnico, Thomas Tuchel sabe que seu time carece de ritmo de competição, ao contrário do adversário desta fase, que recentemente estava competindo pelo Campeonato Italiano.

Passar à semifinal sem dois de seus destaques, cinco meses após a emocionante classificação às quartas ao eliminar o Borussia Dortmund e a paralisação das competições por conta da pandemia do coronavírus, é o grande desafio que aguarda Neymar e seus companheiros no Estádio da Luz, 50 anos depois a criação oficial do PSG em 12 de agosto de 1970.

Com um jogo único pela frente para determinar sua sobrevivência na competição, “como numa Copa do Mundo”, o atacante brasileiro finalmente estará presente em um grande evento para tentar conquistar o principal título da Europa para o PSG, que o contratou pelo valor recorde de 222 milhões de euros (261,5 milhões de dólares).

O novo formato desta reta final da Liga dos Campeões, disputada sem a presença de torcedores e sob grande vigilância sanitária, oferece uma oportunidade sem precedentes para o time da França e seus donos do Catar completarem oito temporadas de investimento em uma consagração histórica em apenas três jogos.

– Mbappé no banco de reservas? –

“É um título muito importante, não só para os jogadores mas para o clube. Para os torcedores seria algo incrível. Vim a Paris por esta aventura, por este objetivo”, disse Thiago Silva, capitão do PSG, em entrevista à AFP.

Mas, primeiro, tem que eliminar um oponente que foi a sensação da última edição do Campeonato Italiano e que espera homenagear com a classificação à semifinal sua cidade de origem, Bérgamo, muito afetada pela pandemia COVID-19.

Para esta missão, Neymar não terá ao seu lado Varani, que ficou em Paris, e não sabe se contará com Mbappé, que só voltou aos treinos nos últimos três dias na concentração na cidade portuguesa de Faro, após três semanas de recuperação de um problema no tornozelo.

Tuchel irá definir no treino da tarde desta terça se Mbappé terá condições de jogo ou não.

Se puder contar com seu jovem atacante, o treinador da equipe parisiense poderá incluí-lo no decorrer do jogo, em que deve entrar em campo com um sistema 4-3-3 mais prudente, utilizando Pablo Sarabia para acompanhar Neymar e Mauro Icardi no ataque.

Este tem sido um setor preocupante do time desde o retorno após a pandemia com apenas um gol marcado em 210 minutos de competição e que não terá a contribuição de Ángel Di María, que cumpre suspensão automática.

– Atalanta com dois desfalques –

Para conter a intensa pressão dos franceses, o técnico do Atalanta considera escalar um linha de defesa sólida ao redor do zagueiro Marquinhos.

E é que o Atalanta de Gian Piero Gasperini se consolidou como uma das mais temidas “máquinas de gols” do continente com 98 gols no campeonato italiano, onde terminou em terceiro.

Mas, assim como o PSG, o Atalanta não terá dois de seus pesos pesados: o goleiro Pierluigi Gollini e, sobretudo, o atacante Josip Ilicic, que marcou 20 gols nesta temporada, incluindo um memorável nas oitavas de final contra o Valência.

Sem o seu jogador mais talentoso, o clube italiano tem outras armas para tentar surpreender um dos favoritos do torneio.

Do capitão ‘Papu’ Gómez ao poderoso atacante Duván Zapata, sem esquecer Ruslan Malinovskyi, Mario Pasalic e Luis Muriel, todos sonham em brilhar perante o mundo inteiro para prestar homenagem às 17.000 vítimas da COVID-19 na Lombardia.

Caindo nas quartas de final em seu aniversário ou começando uma aventura formidável de duas semanas: o PSG tem um jogo histórico pela frente que você não pode perder.

yk/jed/ng/dif/gr/gh/lca