Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, 14, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) reafirmou apoio ao atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), na disputa do segundo turno das eleições municipais. Nunes compete o cargo com Guilherme Boulos (Psol), com votação marcada para o dia 27 de outubro.
O anúncio veio após José Luiz Datena (PSDB), candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, declarar apoio a Boulos. No último sábado, 12, o tucano divulgou em vídeo à Folha de S. Paulo que votaria no psolista na segunda etapa da corrida. “Contra a infiltração do crime organizado em São Paulo, contra a infiltração do crime organizado no poder público, eu apoio o Boulos”, alegou.
De acordo com a nota publicada pela sigla, a decisão de apoiar o atual prefeito foi tomada ainda no dia da votação, 6, uma vez que o adversário do emebedista seria “um representante do lulopetismo, do extremo e da radicalização”.
Já Covas Neto, presidente da federação PSDB – Cidadania em São Paulo, disse ao site IstoÉ que o partido deveria “liberar seus filiados” e que “embora o apoio a Nunes seja compreensível a nível nacional, deveria respeitar o contexto local”. A reportagem também procurou o apresentador José Luiz Datena, mas não houve retorno.
+ PSDB apoiará Nunes no segundo turno; Serra faz coro
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes disputaram a primeira fase das eleições municipais e avançaram para o segundo turno, na competição mais acirrada dos últimos 12 anos. Datena, que concorreu pelo PSDB, somou 1,8% dos votos válidos – configurando o pior resultado do partido em eleições para prefeito de São Paulo.
Leia a nota na íntegra:
“O PSDB reafirma que a recomendação de voto do partido no segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo é em Ricardo Nunes, do MDB. A deliberação foi tomada logo após o fechamento das urnas em 6 de outubro, e com a definição de que o adversário de Nunes é um representante do lulopetismo, do extremo e da radicalização que sempre combatemos. Por coerência histórica, o PSDB não poderia deixar de indicar neste segundo turno a candidatura do prefeito Ricardo Nunes.”