Tecnologia & Meio ambiente

Proxima Centauri, nossa estrela vizinha

Proxima Centauri, nossa estrela vizinha

Imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul mostra a estrela Proxima Centauri (E) orbitada pelo exoplaneta Proxima B - EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY/AFP


Proxima Centauri (ou Próxima do Centauro), que abriga o exoplaneta Proxima b, cuja descoberta foi anunciada por cientistas nesta quarta-feira, é a estrela mais próxima ao Sistema solar e uma das mais estudadas.

Localizada a ‘apenas’ 4,2 anos-luz da Terra, a Proxima Centauri é sete vezes menor que o Sol e a temperatura média na sua superfície é menos elevada. Sua luminosidade é, portanto, fraca – cerca de 1/150 da do nosso astro.

Esta estrela, que não pode ser observada a olho nu, é a menor de um sistema triplo (conjunto de corpos celestes ligados pela força da gravidade) chamado Alpha Centauri, uma constelação visível principalmente a partir do hemisfério sul.

Este sistema está integrado por duas estrelas muito parecidas com o Sol, Alpha Centauri A e B, e por uma anã vermelha, mais distante e mais fraca, a Proxima Centauri.

Esta estrela é chamada “anã vermelha” porque a sua radiação, menos quente que a luz do nosso Sol, é mais vermelha. Um suposto observador que estivesse no Proxima b veria uma estrela nem esbranquiçada nem amarelada, senão vermelha.

As anãs vermelhas são as estrelas mais comuns na nossa galáxia. Há cerca de 160 bilhões delas, o que corresponde a 80% das estrelas que integram a Via Láctea.

Em um estudo publicado em 2013, que se baseou em um catálogo de exoplanetas descobertos pelo telescópio americano Kepler, astrônomos afirmaram que havia planetas de tamanho similar ao da Terra e potencialmente habitáveis orbitando em volta de 6% das anãs vermelhas.

Além disso, como as anãs vermelhas têm uma existência mais longa que a de estrelas como o Sol, os exoplanetas que orbitam em volta delas são muito mais velhos que o nosso, de modo que a vida pode ter aparecido antes neles.

A Proxima Centauri poderia brilhar por cem vezes mais tempo que o Sol, que por sua vez poderia chegar à idade respeitável de 10 bilhões de anos antes de se extinguir.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais