Provocada por Renan, CPI da Braskem sugere mais investigações contra aliado do senador

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Provocada por Renan, CPI da Braskem sugere mais investigações contra aliado do senador

Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Criada a partir do empenho pessoal do senador Renan Calheiros (MDB-AL), a CPI da Braskem, em seu relatório final, sugere a necessidade de mais investigações para apurar possíveis responsabilidades do engenheiro Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas.

Lopes, que chegou a depor na CPI, é aliado do senador e foi nomeado para o cargo no IMA na gestão de Renan Filho. Lopes costuma aparecer em fotos ao lado do senador. Seu irmão, Guilherme Ressurreição Lopes, é secretário executivo estadual de Saúde.

Segundo o relator da comissão, o senador Rogério Carvalho (PT-SE), há indícios de que houve omissão por parte de Gustavo Lopes, mas novas diligências são necessárias para a elucidação da possibilidade de cometimento de crimes por prevaricação ou ambientais. Além de Lopes, outros seis ex- funcionários do IMA podem ser alvos de investigações aprofundadas.

Gustavo Lopes (à esquerda) junto ao senador Renan Calheiros