TRENTO, 18 JUL (ANSA) – A província de Trento, no norte da Itália, irá receber em breve o primeiro grupo de migrantes que participaram do projeto “Ready to Work”, que visa formar e atrair trabalhadores qualificados do exterior, principalmente da Argentina.
A medida, que busca inserir essa mão-de-obra no mercado local em setores que têm sofrido com a falta de pessoal, como turismo e hotelaria; transportes, além de mecânica e reparos, teve início em junho, com 78 candidatos.
Com 35 desses, oriundos de Buenos Aires e inscritos nos cursos de transportes e reparos, os responsáveis realizaram um encontro virtual para esclarecer alguns pontos da proposta e explicar o processo de ingresso na Itália e de reunificação familiar após a conclusão do treinamento.
O percurso formativo tem duração total de 218 horas, e será concluído em meados de novembro. Após este período, os participantes poderão se mudar para o país europeu tendo como base o artigo 23 do texto único da imigração, que prevê programas de formação cívica, linguística e profissional para trabalhadores estrangeiros em território italiano.
Os primeiros participantes da iniciativa devem chegar a Trento entre dezembro e janeiro de 2026, prontos para assumir as vagas nas empresas.
“Este é um projeto experimental de grande valor para o tecido produtivo de Trento e uma oportunidade concreta para aqueles que participam, que serão atores-chave no crescimento futuro da nossa região”, disse Achille Spinelli, vice-presidente da província e conselheiro de Desenvolvimento Econômico. (ANSA).