27/09/2022 - 6:13
Dezenas de pessoas participaram de um protesto incomum no centro tecnológico chinês de Shenzhen, depois que as autoridades anunciaram um confinamento por um surto de covid-19, de acordo com imagens publicadas nas redes sociais e verificadas pela AFP.
Esta megalópole de mais de 18 milhões de habitantes registrou dez casos de covid nesta terça-feira (27), mas as autoridades ordenaram um confinamento para os habitantes de três distritos, como parte da estratégia zero covid da China.
A realização de uma importante reunião do Partido Comunista Chinês em Pequim no próximo mês aumenta a pressão para as autoridades para que contenham qualquer surto da doença.
Vários vídeos que circulam desde segunda-feira em plataformas como Weibo – a versão local do Twitter – e Instagram, e que foram verificados pela AFP, mostram dezenas de pessoas gritando slogans como “Levantem o confinamento pela covid”, cercadas de policiais vestidos com uniformes de proteção hospitalar.
Em um dos vídeos uma mulher grita: “A polícia está batendo na gente”.
Esse protesto aconteceu em Shawei, um bairro de Futian, o distrito onde está a sede do governo, confirmou a AFP.
Shenzhen é um imenso centro de tecnologia próximo a Hong Kong que acaba de sair de um regime rigoroso de contenção da covid que implicou o fechamento de escolas e locais de lazer durante várias semanas em setembro.