Propulsor de foguete chinês cai no oceano entre Nova Zelândia e Antártida

ROMA, 30 JAN (ANSA) – O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) informou nesta sexta-feira (30) que os destroços de um foguete propulsor chinês, com cerca de 11 toneladas, caíram no oceano entre a Nova Zelândia e a Antártida.   

O foguete experimental ZQ-3 R/B foi lançado de Jiuquan, na China, no início de dezembro, pela empresa LandSpace. No entanto, o seu propulsor apresentou uma falha, explodiu e caiu de forma descontrolada em direção à Terra, causando grande preocupação.   

A trajetória do propulsor, que tem cerca de 12 a 13 metros de comprimento, foi difícil de prever. Por esse motivo, diversos países da Europa entraram em alerta, já que a previsão inicial indicava que os destroços poderiam atingir o Velho Continente.   

O Centro de Operações de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia (EU SST) não chegou a incluir a Itália na zona de impacto calculada por seus especialistas.   

De acordo com a Força Espacial dos Estados Unidos, a bola de fogo reentrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico Sul por volta das 9h39 (horário de Brasília), a aproximadamente dois mil quilômetros a sudeste da Nova Zelândia. (ANSA).