O surgimento do rei do futebol se deu após a maior derrota futebolística brasileira, o Maracanazo. Edson Arantes do Nascimento viu o pai, seu Dondinho, com os olhos marejados devido a perda e prometeu: pai lhe darei uma Copa do Mundo.

Pelé cumpriu a promessa com louvor. Foi muito mais que um jogador de futebol. Com ele a seleção brasileira venceu três mundiais. Mais, fez com que o Brasil ultrapassasse a condição de “síndrome de vira-lata”, expressão criada pelo escritor Nelson Rodrigues.

Mais ainda, a genialidade de Pelé nos gramados elevou a importância da Nação no cenário internacional. Pelé, será lembrado também como “diplomata”. Isso porque, por onde passou foi reconhecido como uma celebridade. Por meio de seu gingado transformou o Brasil no País do futebol e, dessa forma, passamos a ser reconhecidos até hoje.

No momento em que o rei do maior esporte de todo o mundo se vai, a constatação real de sua importância não pode ser dimensionada com exatidão. Mas, uma coisa é certa, grande parte do respeito que o Brasil adquiriu tanto no futebol quanto nas relações internacionais se deve ao Pelé.