Projeto revitaliza obras paisagísticas de Burle Marx em Tiradentes (MG)

Projeto Água Vida realiza trabalho de revitalização de obras paisagísticas de Roberto Burle Marx
Projeto Água Vida realiza trabalho de revitalização de obras paisagísticas de Roberto Burle Marx Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Água Vida, iniciativa do fotógrafo e ambientalista Mário Barila voltada para desenvolvimento e apoio às ações socioambientais por todo o Brasil, realizou o trabalho de revitalização de obras paisagísticas de Roberto Burle Marx na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a ação, realizada nos dias 24 e 25 de julho, mobilizou os alunos das escolas locais e voluntários que plantaram mudas de espécies nativas usadas pelo paisagista no Largo das Mercês e do Sol, ambos localizados no Centro Histórico da Cidade.

Para restaurar a paisagem dos largos, o Projeto Água Vida doou e plantou mudas de árvores, as mesmas espécies usadas por Burle Marx em seu paisagismo original. “Com essa ação complementamos o plantio realizado na edição de 2023, ampliando a nossa contribuição para manter vivos os legados de Burle Marx”, afirma Barila.

Segundo o fotógrafo, a ação para recuperar o legado de Burle Marx se deve à sua importância na cultura brasileira e representa uma valiosa lição. “Os mais de dois mil projetos do paisagista no Brasil e no exterior provam que é possível integrar com elegância arquitetura moderna e urbanismo com a natureza”, enfatiza.

Em Tiradentes, Burle Marx criou em 1970 projetos paisagísticos para os largos das Forras, do Chafariz, do Sol das Mercês e do Rosário, além dos cemitérios da Matriz de Santo Antônio e das Mercês, utilizando espécies nativas da região. Com a falta de manutenção, as árvores morreram ou deterioraram-se, precisando ser cortadas.

Exposição de fotos

Até 5 de julho estará em cartaz a Exposição de Fotos Projeto Água Vida, no Sobrado Ramalho, que reúne 30 fotografias dos biomas brasileiros ameaçados pela poluição e intervenções humanas, produzidas por Mário Barila ao longo de dez anos de atividades em prol do meio ambiente. A venda das obras será destinada às ações de preservação ambiental e socioeducativas.

Para semear a cultura preservação ambiental, a exposição contará com visitas guiadas com a presença do fotógrafo, que compartilhará a sua experiência adquirida durante as suas viagens pelo país, apoiando as causas socioambientais.

As fotos e as iniciativas de Barila e do Projeto Água Viva já contribuíram para o plantio de milhares de árvores para o reflorestamento em regiões devastadas, como Mariana e Brumadinho (MG), região amazônica do Pará, Pantanal, Fernando de Noronha, Ilha do Mel e Niterói (RJ) e litoral de São Sebastião (SP).

Mais recentemente atuou na Área de Proteção Ambiental do Sauim-de-Coleira, em Manaus (AM), e nas ações socioambientais na Lagoa Mundaú, em Maceió (AL), área impactada pela degradação ambiental e da mineração, que incluíram a recuperação da área do manguezal e coleta de resíduos sólidos na praia.

Serviço

Exposição fotográfica de Mário Barila

Data: até 05 de julho

Horário: das 9h às 17h

Local: Sobrado Ramalho

Endereço: Rua da Câmara, 124 – Centro – Tiradentes-MG

Entrada franca