A presença de mulheres no cenário dos games é de 51,5%, de acordo com a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil. O dado, divulgado em 2021, ressalta o absurdo que é dizer que mulheres não jogam. O próximo “Conversas Que Importam”, organizado pelo YouTube em parceria com a Play9, colocará o tema em pauta, com mediação da jornalista e YouTuber Míriam Castro, mais conhecida como Mikannn.

As demais convidadas para o encontro virtual são funBABE, uma das maiores YouTubers de games do Brasil, a Streamer Maah Lopez e a YouTuber Malena Nunes. O bate-papo aborda a pouca representativade de mulheres no mundo dos games, apesar do alto número de jogadoras, além da hipersexualização das personagens femininas. Elas também ressaltam que – assim como em diversos outros ambientes – as mulheres recebem menos e são desvalorizadas em relação a homens que exercem as mesmas funções.

O vídeo irá ao ar no dia 28 de maio, nos canais do YouTube Brasil. O projeto #ConversasQueImportam, desenvolvido pelo YouTube Brasil com a Play9, estúdio de conteúdo de Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, promove, desde 2020, diálogos embasados em narrativas plurais e diversas em diferentes formatos e nas redes sociais do YouTube. Até o momento, já foram realizadas oito edições do projeto, somando mais de 10 milhões de visualizações.

Sobre as convidadas:

Mikannn

Jornalista e Youtuber. É uma das porta-vozes mais potentes do feminismo na comunidade e na internet em geral, sempre ativa em discussões importantes sobre a pauta.

funBABE

Por trás de suas mechas verdes, Carol Azevedo, formada em moda, transformou seu hobby em trabalho: jogar. É uma das maiores Youtubers de games do Brasil e reúne mais de 4 milhões de inscritos em seu canal. Atualmente, faz parte do Final Level.

Maah Lopez

Mulher e preta, Maah Lopez, vem conquistando cada vez mais seu lugar no meio. Atualmente é um dos novos rostos da Série A da Liga Brasileira de Free Fire. A streamer será repórter ao lado de Folha e Solotov nas análises ao longo das transmissões.

Malena Nunes

Com mais de 6 milhões de inscritos, começou sua trajetória no Youtube aos 17 anos fazendo gameplays. Malena se tornou uma youtuber com muito reconhecimento no meio e posicionamentos fortes em temas como autoestima, feminismo e saúde mental.