Quando pensamos no futebol brasileiro, diversos jogadores conhecidos mundialmente vêm na cabeça: Pelé, Ronaldinho, mais atualmente, o Neymar, entre muitos outros nomes masculinos. Já o futebol feminino, marginalizado por tanto tempo, ainda não recebe tanta notoriedade. Proibido no Brasil de 1941 a 1979, mulheres só tiveram a permissão legal de colocar a bola em campo a 40 anos atrás, o que, nos termos desse esporte, deixou o futebol feminino “atrasado” ante o masculino.

No entanto, desde a última Copa do Mundo Feminina, nomes como Marta, Formiga e muitas outras que fazem parte da seleção ficaram mais conhecidos. Enfim, o futebol feminino conquistou um espaço no país amante do futebol como nunca antes visto. Mais do que nunca, o incentivo é essencial para a evolução desse esporte, e daí que surgiu a iniciativa Olé!, promovido pelo Sesc Belenzinho em parceria com o coletivo Jogue Como Uma Garota incentivando o futsal e o futebol feminino no Brasil.

Leia mais

Se for pra jogar, vai ter que ocupar
Dá pra ser feliz praticando esportes, sim!
“O esporte é o fio condutor da minha vida”, diz Cris Dias

Incentivo ao futebol feminino e vivência

“A atividade comandada pelo coletivo Jogue como uma Garota visa, além de promover mais um espaço de prática, compartilhar com as meninas presentes questões relacionadas à ocupação de espaços socialmente dominados por homens”, conta Jéssica Caroline da Costa, educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Belenzinho.O projeto que acontece desde agosto já realizou diversos bate papos, em que temas como a autonomia feminina no reconhecimento de seus direitos foram debatidos. A ideia é construir uma rede de empoderamento por meio do esporte.

Neste mês, acontece uma vivência aberta ao público e gratuita com o coletivo Jogue Como uma Garota. No dia 10 de novembro, das 11h30 às 13h30, após um primeiro bate papo, as meninas do “Jogue como uma Garota” vão ensinar as participantes os fundamentos básicos do futebol, seguido por treinos abertos e finalizando o dia com um jogo. A expectativa é que mais de 40 participantes ocupem o ginásio da unidade, encerrando as atividades do projeto em 2019, que serão retomadas em 2020.

Sobre o evento

Dia: 10 de novembro de 2019
Horário: das 11h30 às 13h30
Entrada franca
Aberto ao público