SÃO PAULO, 25 JUN (ANSA) – O economista italiano Carlo Cottarelli, ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), lançou oficialmente nesta sexta-feira (25) o site da InterSpac, que faz parte de uma iniciativa para permitir que a torcida nerazzurra compre ações do clube.   

O principal objetivo do projeto é apoiar financeiramente a Internazionale, que iniciou um plano de redução de custos para superar um período de dificuldade financeira.   

O projeto da InterSpac, que buscará ser acionista minoritária dos nerazzurri em um futuro próximo, tem cerca de 40 promotores iniciais, como o ex-presidente da Rai Roberto Zaccaria, o tenor Andrea Bocelli, o arquiteto Stefano Boeri e o tenista Fabio Fognini.   

Em breve, a InterSpac estará aberta para todos os torcedores que desejarem participar da iniciativa, desde que paguem uma entrada de pelo menos 500 euros.   

A partir de hoje (25), o site disponibilizou um questionário aberto a todos, não apenas aos interistas, que deverá servir para perceber o interesse dos torcedores por este tipo de iniciativa.   

“Queremos desenvolver um projeto de participação de torcedores para fortalecer a Inter com capitais integrados por recursos de investidores institucionais. Isso já acontece em outros clubes gloriosos, como o Bayern de Munique. Queremos trabalhar em estreita colaboração com a Inter, que foi informada sobre o nosso projeto. O nosso único desejo é ajudar o clube”, explicou Cottarelli.   

O tema está em alta no futebol italiano e o Parma foi o caso mais conhecido, que após a falência de 2015, alocou cerca de 40% do seu capital social a acionistas populares. Com o dinheiro dos membros apoiantes, a nova administração recomprou os troféus que tinham sido leiloados.   

O Venezia, que disputará a Série A na próxima temporada, enviou recentemente à torcida um questionário semelhante ao elaborado pela InterSpac. Em muitos outros casos, no entanto, o popular projeto permaneceu apenas uma ideia. (ANSA).