O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um projeto de lei de autoria de Alexandre Padilha (PT), Ministro das Relações Institucionais, que estabelece a celebração do “Dia Nacional do Funk” na data 12 de julho.

A ação do chefe de estado foi celebrada por Padilha nas redes sociais. Em publicação no seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o ministro aparece ao lado do presidente sorrindo e fazendo o gesto “hang loose” com a mão.

+ Funk, a batida das favelas cariocas que ganhou o mundo

+ Autor do hit ‘Let’s Go 4’, MC GH do 7 celebra carreira no funk

Confira a publicação:

Na postagem, Padilha agradece a sanção e o reconhecimento “mais que merecido” ao estilo musical. “Uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência”, anotou o ministro.

Origem do Projeto de Lei

O PL 2229/2021 foi concebido após uma audiência pública na Câmara dos Deputados e o dia 12 de julho foi escolhido como uma homenagem ao Baile da Pesada, festa realizada em tal data no Canecão, na zona sul do Rio de Janeiro, em 1970. O evento é considerado como precursor do funk.

O estilo musical se popularizou e os bailes se multiplicaram nas comunidades cariocas durante os anos 1990, se espalhando para todo o País posteriormente.

*Com informações da Agência Senado