Projeto de lei mira isentar Papa de impostos nos EUA

CIDADE DO VATICANO, 25 JUL (ANSA) – O Congresso dos Estados Unidos recebeu recentemente um projeto de lei que mira isentar Papas com cidadania americana, como o atual líder da Igreja Católica, Leão XIV, das obrigações fiscais federais.   

De acordo com o portal de notícias católico The Pillar, o documento, que recebeu o nome de Lei Proteção da Santa Soberania, prevê que um pontífice natural dos EUA não perca sua cidadania durante o período que permanecer no trono de Pedro.   

“Foi apresentado após as preocupações da Santa Sé sobre potenciais complicações legais decorrentes da eleição de Leão XIV como o primeiro Papa americano”, informou o veículo, acrescentando que o projeto foi apresentado pelo deputado republicano Jeff Hurd, do Colorado.   

O político mencionou que o documento “reconhece a natureza extraordinária do papado, um papel na intersecção entre fé, liderança e responsabilidade global”.   

“A eleição do papa Leão XIV marca um momento histórico não apenas para a Igreja Católica, mas também para os Estados Unidos”, diz a declaração divulgada por Hurd.   

Caso seja aprovada, a norma protegeria a cidadania de qualquer pontífice americano e o isentaria do pagamento de impostos ou da declaração de imposto de renda dos EUA durante seu mandato. (ANSA).