Cultura

Projeto conta história de ícones do design italiano

SÃO PAULO, 6 AGO (ANSA) – A história de alguns dos objetos mais emblemáticos do design e da cultura italianos poderá ser acessada online diretamente das casas dos brasileiros a partir desta quinta-feira (6).   

A iniciativa, chamada “Design de Pijama: a história do design em casa”, é organizada pelo Consulado da Itália em São Paulo, pelo Instituto Italiano de Cultura na capital paulista (IIS-SP) e pelo Instituto Europeu de Design (IED).   

A jornalista italiana e especialista em design Chiara Alessi contará a história de 20 objetos icônicos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas, mas cuja origem é desconhecida pela maioria, reproduzindo uma iniciativa que já foi sucesso de público na Itália durante a quarentena.   

Os vídeos serão publicados até 20 de agosto, com o objetivo de redescobrir a beleza do design italiano. A série terá início às 17h30 desta quinta-feira, com um bate-papo ao vivo entre o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, o diretor do IIC-SP, Michele Gialdroni, e o diretor acadêmico do IED Brasil, Stefano Carta Vasconcellos.   

Com mediação de Alexandre Salles, a conversa também contará com um depoimento exclusivo de Alessi e a exibição dos três primeiros vídeos da série, que abordam a motocicleta Vespa, a cafeteira Moka e a garrafa da Campari. Para participar da live, é preciso fazer inscrição no site oficial: ied.edu.br/designitaliano.   

Para o último dia do ciclo, está previsto um diálogo sobre alguns objetos de design menos conhecidos e outras sutilezas do setor na Itália. Os participantes serão o arquiteto e designer Guto Requena, a arquiteta Ludovica Leone, o cônsul La Rosa e o diretor Vasconcellos. (ANSA).   

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel