O prefeito de Jersey City, Steven M. Fulop, juntamente com o Office of Cultural Affairs e o Department of Recreation and Youth Development, celebra o 11º aniversário do Jersey City Youth Mural Arts Program (JCYMAP). Fundado em 2013, o projeto consolidou-se como o maior programa de murais juvenis do estado de Nova Jersey, transformando o cenário urbano em uma galeria a céu aberto por meio do trabalho de novos talentos.
Estreia do documentário “Discover the Artist Within”, dirigido por Duda Penteado, marca as celebrações.
Evento ocorre na quinta-feira, 16 de outubro de 2025, no centro artístico Mana Contemporary.
Programa capacitou jovens de 15 a 23 anos em técnicas avançadas de muralismo e gestão cultural.
Iniciativa promove o engajamento comunitário e a formação profissional de artistas emergentes.
A celebração de 2025 será marcada pela abertura de uma exposição e pela estreia do curta-metragem documental “Discover the Artist Within”. Dirigido pelo artista visual e cineasta brasileiro Duda Penteado e produzido pela Unshakeable Productions, o filme registra o processo criativo e o impacto social dos participantes desta edição. O evento está agendado para a quinta-feira, 16 de outubro de 2025, entre 17h e 20h, na Mana Contemporary.
Formação e mentoria profissional
Sob a liderança criativa de Duda Penteado, o programa intensivo de seis semanas oferece a estudantes de 15 a 23 anos uma imersão completa em todas as etapas da criação de arte pública. O currículo abrange desde o desenvolvimento conceitual e preparação de superfícies até a aplicação de técnicas de spray e preservação das obras a longo prazo.
Nesta edição, a parceria com a Mana Contemporary permitiu que os alunos tivessem acesso a estágios e mentorias com artistas residentes, integrando-os ao ecossistema profissional das artes.
“Este programa é a prova de que investir em arte é investir no futuro da nossa cidade. Por mais de uma década, o JCYMAP tem empoderado nossos jovens para que se reconheçam como líderes culturais.”
Steven M. Fulop
Impacto cívico e social
Para o diretor criativo Duda Penteado, o tema deste ano reflete a necessidade de oferecer espaços de expressão para a nova geração. “Ao unir arte, educação e engajamento comunitário, estamos formando não apenas artistas, mas agentes de transformação social”, afirma.
O JCYMAP é viabilizado por meio de uma parceria com o programa Summer Works, do governo municipal. Além das habilidades técnicas em desenho e pintura, os participantes desenvolvem competências em pesquisa histórica e diálogo comunitário, fortalecendo o senso de orgulho cívico e a compreensão dos contextos urbanos em que as obras estão inseridas.