A professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Lucimar Rosa Dias, de 53 anos, afirma ter sido vítima de racismo por funcionários do Mercado Rei do Queijo, em Curitiba, no sábado (7).

Segundo o boletim de ocorrência, a professora foi abordada por três homens, dois deles com uniforme do mercado, a cerca de duas quadras da loja. O trio a acusou de roubo e ameaçou acionar a Guarda Municipal.

Lucimar conta que mostrou a nota das compras para comprovar o pagamento. No entanto, um dos homens alegou ter imagens gravadas do furto e insistiu em revistar a sacola de compras.

Em meio a confusão, a professora decidiu voltar ao estabelecimento e constatou que não havia qualquer vídeo das compras dela. Ela recebeu o apoio de outros clientes do mercado.

No boletim, a professora relata que o gerente júnior do estabelecimento quis a abraçar e pediu desculpas “justificando que os funcionários tomam decisões erradas e que os proprietários eram morenos”. O caso foi registrado na DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa) e segue sob investigação.

Em nota enviada ao Paraná Portal, o mercado Rei do Queijo informou que empresa não compactua com qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação. Além disso, o estabelecimento de Curitiba diz estar averiguando as circunstâncias para municiar as autoridades competentes para que se esclareçam os fatos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Lucimar coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ErêYá) do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPR, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação.

Cerca de 15 horas antes da confusão no mercado, ela havia sido homenageada na Câmara Municipal em uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

https://www.facebook.com/advogademocracia/posts/1544304179027243


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias