Geral

Professor e cientista Carlos Nobre recebe título de Eminente Engenheiro 2020

O professor e cientista Carlos Afonso Nobre recebe nesta quinta-feira, 29, do Instituto de Engenharia (IE), o título de Eminente Engenheiro de 2020. A honraria é concedido em reconhecimento ao seu trabalho acadêmico sobre clima e aquecimento global, com especial atenção para a Amazônia.

Carlos Nobre, 69, é natural de São Paulo, graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Em sua carreira se destacam seus estudos sobre o aquecimento global, e a defesa do meio ambiente.

Nobre também foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore.

No início do ano, o cientista foi um dos destaques do no Fórum Econômico Mundial, em Davos, ao participar de painel sobre a Amazônia ao lado do presidente da Colômbia, Ivan Duque, e de Al Gore.

Durante sua fala, Nobre divergiu do governo federal ao reconhecer a mudança climática e argumentou contra o desmatamento da Amazônia, citando que a exploração do açaí como dez vezes mais lucrativa que a pecuária em zonas desflorestadas, e advertindo para uma total conversão da Amazônia em uma savana seca, caso não exista uma mudança na postura governamental e no seu discurso sobre as questões ambientais.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel