Economia

Produção industrial fica estagnada e inflação acelera mais que previsto na Índia


A produção industrial da Índia ficou praticamente estável em março, enquanto a inflação acelerou mais que o esperado na leitura referente a abril, em uma mostra dos desafios do banco central no momento em que ele tenta estimular o crescimento e manter os preços sob controle.

Dados do governo desta quinta-feira mostraram que a produção industrial subiu 0,1% em março na comparação com igual período do ano passado, bem abaixo da expansão de 2% de fevereiro e do avanço de 2,3% previsto pelos economistas. A produção industrial indiana havia registrado contração por três meses até janeiro.

Os números fornecem mais evidências de que a recuperação industrial do país permanece fraca, já que as empresas não têm confiança para aumentar seus planos de investir, em meio a um quadro de consumo fraco e queda nas exportações.

Dados separados mostraram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acelerou para 5,49% em abril na comparação anual, em grande medida devido aos preços mais caros dos vegetais. Economistas previam uma alta menor no CPI, de 5%.

Caso a Índia tenha problemas com chuvas na temporada de monções ou o preço do petróleo reaja isso poderia representar um risco maior para o controle da inflação no país. Isso pode frear o impulso do Banco Central da Índia para realizar mais cortes nas taxas de juros para estimular a economia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio