Produção de bens de capital sobe 7,0% em outubro ante setembro, diz IBGE
A produção da indústria de bens de capital cresceu 7,0% em outubro ante setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro de 2019, o indicador avançou 2,1%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF). No acumulado em 12 meses, houve redução de 13,9% na produção de bens de capital.
Em relação aos bens de consumo, a produção registrou alta de 0,7% na passagem de setembro para outubro.
Na comparação com outubro de 2019, houve redução de 4,5%. No acumulado em 12 meses, a produção de bens de consumo diminuiu 9,1%.
Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção aumentou 1,4% em outubro ante setembro. Em relação a outubro de 2019, houve queda de 8,3%. Em 12 meses, a produção diminuiu 20,7%.
Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve redução de 0,1% na produção em outubro ante setembro. Na comparação com outubro do ano anterior, a produção caiu 3,4%. A taxa em 12 meses ficou negativa em 5,8%.
+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante
Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção caiu 0,2% em outubro ante setembro. Em relação a outubro do ano passado, houve uma alta de 3,2%. No acumulado em 12 meses, os bens intermediários tiveram redução de 2,4%.
Média Móvel trimestral
O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou elevação de 2,4% em outubro.
Revisões
O revisou o resultado da produção industrial em setembro ante agosto, de 2,6% para 2,8%. A taxa de agosto ante julho passou de 3,6% para 3,4%.
Na categoria de bens de capital, a taxa de setembro ante agosto foi revista de 7,0% para 8,3%, enquanto a de agosto ante julho saiu de 4,7% para 5,5%.
O resultado de bens intermediários em setembro ante agosto foi revisado de 1,3% para 1,2%.
O desempenho dos bens de consumos duráveis em setembro ante agosto passou de 10,7% para 9,1%, enquanto a taxa de agosto ante julho saiu de 11,0% para 9,7%.
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel