O que você estava fazendo quanto tinha 15 anos de idade? Alguns dos atletas da nossa lista já haviam conquistado, entre outras coisas, uma medalha de ouro Olímpica. Com um talento e maturidade fora da curva, esses jovens fizeram história.

+ Com atuação de gala, Brasil vence a Croácia e vai às semifinais do Pré-Olímpico

+ CBG divulga relação de atletas convocados para o Jogos Olímpicos

+ Sem resposta da CBF, Flamengo pode ir à Fifa para garantir liberação de Pedro da Olimpíada

7) Sandy Neilson – 16 anos

Com apenas 16 anos de idade, a jovem americana chegou aos Jogos de 1972 como uma promessa, mas sem grandes expectativas. No entanto, a nadadora assombrou o mundo ao quebrar o recorde Olímpico nos 100 metros livres, garantindo o seu primeiro ouro. A vitória a colocou na equipe americana do revezamento 4×100 livre e medley, e ela ajudou os Estados Unidos a ganhar mais duas medalhas de ouro.

6) Jennifer Capriati – 16 anos

Antes de ganhar dois Grand Slams e assumir o primeiro lugar do ranking da WTA, a então jovem tenista americana conquistou um inesperado ouro para os Estados Unidos. Nos Jogos de Barcelona em 1992, Capriati venceu a lenda do tênis Steffi Graf na grande final por 2 sets a 1 e levou o ouro para casa.

5) Tara Lipinski – 15 anos

A americana é até hoje a mais jovem a ganhar uma medalha de ouro na patinação. Extremamente precoce, Tara já era campeã mundial de patinação artística com apenas 14 anos e chegou aos Jogos de 1998 como uma das favoritas ao lado da conterrânea Michelle Kwan. Com uma atuação impecável, Tara não deu chances para ninguém, e conquistou o ouro olímpico na categoria individual.

3) Dominique Moceanu – 14 anos

A ginasta era a mais jovem da seleção americana de ginástica nas Olímpiadas de Atlanta. As “Sete Magníficas” como são conhecidas hoje, levaram o ouro por equipes pela primeira vez para os Estados Unidos

2) Nadia Comaneci – 14 anos

Competindo pela Romênia nos Jogos de 1976, a ginasta teve uma atuação perfeita nas barras assimétricas, que garantiram à Nadia a primeira nota 10 da história da ginástica Olímpica. A jovem romena conquistou três ouros em sua primeira participação.

1) Marjorie Gestring – 13 anos

Com apenas 13 anos de idade, a americana fez histórias nas Olímpiadas de 1936 ao vencer uma prova de saltos ornamentais. Marjorie superou competidoras mais experientes e, com a nota de 89.27, levou o ouro no Trampolim de 3 metros individual.