23/03/2022 - 13:45
A pandemia da Covid-19 gerou baixas e prejuízos para vários setores da economia no Brasil, mas o ramo de imóveis de alto padrão tem registrado números positivos na procura e venda de apartamentos e casas de luxo, com números de crescimento registrados em 2021.
De acordo com dados do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo), o setor registrou em 2021 um crescimento de 32% na venda de imóveis de alto padrão em comparação com 2020. E existe ainda a expectativa para que o crescimento dessas vendas aumente 20% até 2023.
Outro dado que colabora para a tese de que os imóveis de alto padrão estão em alta é da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que constatou um crescimento em 2020 nas negociações por imóveis de alto e médio padrão que não era observado desde o primeiro semestre de 2014.
Para o corretor de imóveis especialista no mercado de alto padrão, Paulo Tristão, as pessoas buscam esse tipo de imóvel pois além de gerar mais conforto para a família, são opções exclusivas e que tendem a valorizar o investimento feito. Com a pandemia, as pessoas ficaram mais reclusas e os gastos com a residência, local que passam mais tempo, se tornaram mais evidentes.
“A procura está em alta, e além de ser um investimento seguro e mais rentável, porque combinados com a alta qualidade de vida por causa do padrão, acarreta na valorização acima da média do mercado”, comenta o corretor especialista no mercado de alto padrão.