Por Yeni Seo e Sangmi Cha

SEUL (Reuters) – Os agasalhos verdes “Made in Korea” usados pelos personagens da série “Round 6”, sucesso global da Netflix, se tornaram uma luz no fim do túnel para o setor de vestuário sul-coreano, que passa apuros durante a pandemia.

Uma confecção de 500 metros quadrados de Seongbuk, um distrito da capital Seul, estava a mil por hora nesta semana, e fios verdes oavam de carreteis de máquinas de costura em uma corrida para atender encomendas.

“Outubro, normalmente, é um mês lento para o setor de costura, mas graças a ‘Round 6’ e ao Halloween, estamos correndo para costurar”, disse a proprietária de confecção, Kim jin-ja, de 54 anos, à Reuters. “Agora estamos costurando 6 mil agasalhos verdes para crianças de colo e pequenas”.

Kim diz que suas vendas anuais de 1,27 milhão de dólares despencaram para um terço do que ela costumava lucrar depois da chegada da pandemia de Covid-19. A maioria de suas encomendas vinha do Japão, mas as restrições de viagem a obrigaram a fechar em agosto e setembro.

O setor de vestuário da Coreia do Sul estava em declínio mesmo antes da pandemia, já que os salários mais altos tornam difícil competir com China, Vietnã ou Indonésia.

Dos 2.144 negócios de manufatura de Seongbuk, 70%, ou 1.510, são empresas de vestuário, disse Oh Byung-yeol, que preside a Associação de Costura de Têxteis de Moda de Seul, à Reuters.

Um agasalho infantil de “Round 6” estava sendo vendido a 25,50 dólares no mercado tradicional de Namdaemun, o maior do país.

(Reportagem adicional de Daewoung Kim)

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