O Procon informou nesta terça-feira (19) que irá multar a rede de supermercado Extra por discriminação e método vexatório de cobrança. Nas redes sociais, uma unidade do mercado na periferia de São Paulo (SP) foi acusada de entregar bandejas vazias de carne até que o valor do produto seja pago no caixa. As informações são do G1.

Conforme o diretor do Procon, Fernando Capez, se for comprovado que a prática era adotada por unidades de determinados bairros, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global e chegar a R$ 10,9 milhões.

“Vai ser apurado e pode ser que a multa seja aplicada com base no faturamento global, e a empresa que vá se defender depois”, disse Capez ao ao G1. Caso tenha sido uma determinação do gerente da unidade, o valor será aplicado com base no faturamento da loja.

O caso da entrega de bandeja de carne vazia para uma moradora do Jardim Ângela, na Zona Sul da capital paulista, chamou atenção nas redes sociais. A denúncia foi feita por Fabiana Ivo em seu Facebook para alertar que a unidade da rede Extra da região entregou o pedido de 500 gramas de patinho sem carne.

No entanto, em outra unidade da rede a 22 quilômetros dali, o procedimento é diferente. O cliente faz o pedido, o funcionário etiqueta o produto e entrega ao destinatário.

Em nota, a rede Extra se pronunciou sobre o caso:

“A rede informa que este procedimento não faz parte de sua política de atendimento, trata-se de uma falha pontual de procedimento. Assim que teve conhecimento do fato, a loja tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada. A rede segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.”