Rio – O aplicativo para fazer reclamações do Procon Estadual do Rio de Janeiro, lançado em março deste ano, tem uma novidade. A partir deste mês, o “Procon RJ” está disponível em várias línguas. Além do português, o app pode ser lido em inglês, espanhol e francês. A nova versão do aplicativo conta com as mesmas funcionalidades e a mesma simplicidade em todas as opções de línguas.
Este é o primeiro grande projeto posto em prática do ProconTur, o grupo de trabalho do Procon Estadual especializado no atendimento ao turista e grandes eventos. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente no Google Play para quem possui smartphones que rodam o sistema Android e também na App Store, para quem usa o sistema iOS.
Desde o seu lançamento, em março deste ano, o app “Procon RJ” já recebeu mais de 2,5 mil reclamações e tem uma taxa de acordos bem-sucedidos entre consumidor e fornecedor de 79%. Com o app, o consumidor consegue registrar suas reclamações online e eles têm a opção de envio de fotos e vídeos que podem dar mais sustentação as queixas apresentadas.
Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a nova versão do aplicativo amplia, de forma eficaz, os canais de atendimento da autarquia ao turista. “A principal proposta do ProconTur é oferecer canais de atendimento voltados ao turista e aos frequentadores de grandes eventos no Rio, para que suas reclamações sejam atendidas o mais rápido possível – seja enquanto eles estiverem no Rio ou enquanto o grande evento que vieram assistir esteja acontecendo”, explicou.
Rock In Rio
O grupo de trabalho do Procon-RJ já está em contato com os organizadores do próximo grande evento da cidade, o Rock In Rio. Além de dispor de dois telefones, do e-mail e da nova versão do aplicativo, neste evento os agentes do Procon deverão estar presentes e, durante todos os dias do festival, irão orientar e atender os espectadores.
“Como um evento do porte do Rock In Rio é muito maior em comparação aos que o ProconTur já atuou, vamos ampliar ainda mais nosso campo de ação. Devemos distribuir panfletos educativos e exemplares do nosso Código de Defesa do Consumidor em espanhol e inglês, além de orientar o turista como baixar e utilizar nosso aplicativo”, explicou Cássio.


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