A apresentadora e culinarista Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Vovó Palmirinha, morreu no domingo (7), aos 91 anos, em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril. O velório da veterana foi realizado nesta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumbi, das 9h às 17h. Parte da cerimônia será aberta ao público.
A IstoÉ Gente conversou o Dr. Anderson Oliveira, que é Cirurgião Geral pelo SUS, Intensivista e Gestor em Saúde pelo Albert Einstein, que explicou tudo sobre a doença que causou a morte de Palmirinha. Confira!
O que é insuficiência renal ?
A insuficiência renal é uma doença de alta prevalência no Brasil, segundo a sociedade brasileira de Nefrologia. A estimativa é que aproximadamente 10 milhões de brasileiros tenham a doença. Ela é silenciosa e apresenta deterioração dos rins lentamente até que entre em falência, se não detectado, ou mais precocemente se houver um “gatilho” ou o que chamamos de “agente etiológico” que desencadeie uma insuficiência renal aguda.
Quais as comorbidades que causam deterioração e cronificação dos rins ?
– Hipertensão Arterial
– Diabetes (Que causam doença renal crônica, neuropatia periférica, doenças cardíacas, doenças vasculares, doenças cérebro vasculares)
– Outras: Uso crônico de Anti-inflamatórios indiscriminado, doenças cardíacas, obesidade e síndrome metabólica entre outras.
Agentes etiológicos que causam piora da cronificação da Insuficiência renal
– Infecção urinária
– Cálculo renal
– Infecções graves
– Cirurgias de grande porte
– Trauma grave
Sintomatologia
– Alterações na coloração da urina
– Dor lombar
– Náuseas
– Redução da frequência e/ou do volume urinário
– Inchaço das pernas e até do corpo inteiro em fase avançada
– Cansaço
– Falta de ar (Em casos avançados quando há anasarca, ou seja, Insuficiência em eliminar o volume urinário e há acúmulo de líquido nos pulmões devido ao estado de congestão pulmonar).
“Desta forma, apresentando todos os fatores de gatilho e os efeitos e sintomas que podem causar, entendemos os riscos que causam em pacientes frágeis como são os idosos. No caso de Palmirinha, de 91 anos, e diversas internações prévias, a piora da condição de insuficiência renal acarretou em falência dos rins e agravo de todo funcionamento dos outros órgãos e sistemas”, completa o médico Anderson Oliveira.