Por Joey Roulette

WASHINGTON (Reuters) – Um dos dois cosmonautas que trabalhavam do lado de fora da Estação Espacial Internacional na quarta-feira retornou com segurança à câmara de ar do laboratório depois que um problema elétrico em seu traje espacial forçou o controle de solo de Moscou a encerrar a caminhada espacial de rotina mais cedo, disseram autoridades dos EUA e da Rússia.

Oleg Artemyev estava com quase três horas de caminhada espacial, que tinha duração prevista de seis horas quando, os níveis de voltagem na bateria de seu traje espacial começaram a cair, levando os controladores de voo em Moscou a ordenar o retorno imediato do cosmonauta à câmara de ar da estação espacial.

“Oleg, largue tudo e volte”, um controlador de voo pediu a Artemyev do controle da missão em Moscou, conforme ouvido em uma transmissão ao vivo do áudio entre espaço e solo. “Largue tudo e comece a voltar imediatamente… Volte e conecte-se à energia da estação.”

Artemyev voltou à câmara de ar e conectou seu traje à energia da estação espacial.

Os controladores de voo russos optaram por encerrar a caminhada espacial mais cedo, uma vez que Denis Matveev, o outro cosmonauta que realizava a caminhada espacial, posicionou o braço robótico que eles estavam atualizando de volta à sua posição correta.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Artemyev “nunca esteve em perigo”, disse o porta-voz da Nasa Rob Navias.

A estação espacial, um laboratório de pesquisa do tamanho de um campo de futebol em órbita baixa na Terra, abriga tripulações internacionais de astronautas há mais de duas décadas, com a Rússia, Estados Unidos, Japão, Canadá e a Agência Espacial Europeia entre os principais usuários do laboratório.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7G0XA-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias