O atual presidente tcheco, o pró-Rússia Milos Zeman, venceu neste sábado o primeiro turno das eleições para chefe de Estado, e enfrentará no segundo turno, nos próximos dias 26 e 27, o rival pró-Europa, Jiri Drahos.

Zeman obteve 38,56% dos votos no primeiro turno, realizado ao longo de dois dias, enquanto Drahos ficou com 26,60%, segundo o escritório de estatísticas tcheco.

Apesar da diferença, o analista político Jiri Pehe prevê “uma disputa acirrada”. Segundo uma pesquisa, Drahos, 68, criticado por sua falta de experiência política, poderia vencer no segundo turno.

“Milos Zeman terá um problema enorme. Está claro que os outros candidatos votarão em Drahos no segundo turno”, estimou Pehe.

O pró-Europa disse que espera obter “os votos dos que não votaram em Milos Zeman” no primeiro turno.

Zeman tem o apoio dos setores rurais e dos trabalhadores manuais, enquanto Drahos é o preferido dos setores intelectuais urbanos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Segundo estimativas da agência CTK, o índice de participação no primeiro turno foi de 60%, resultado semelhante ao da eleição presidencial de 2013, a primeira por voto universal direto.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias