Privacidade e academia: o ático escolhido como lar pelo papa Leão XIV

VATICANO, 2 FEV (ANSA) – Por Nina Fabrizio – Nem um local mais escondido e com vias de acesso mais livres, como a Casa Santa Marta, lar do finado papa Francisco no Vaticano, nem o suntuoso apartamento no Palácio Apostólico, como escolhera Bento XVI.   

O papa Leão XIV escolheu como sua residência definitiva um ático reformado e mobiliado com decoração contemporânea, janelas voltadas para o interior da Cidade-Estado e com direito a academia privativa.   

Até agora, Robert Prevost tem morado em um apartamento de mais de 200 metros quadrados no antigo Palácio do Santo Ofício, que lhe havia sido atribuído desde a época como prefeito do Dicastério para os Bispos.   

No entanto, segundo o jornal La Repubblica, Leão XIV decidiu atender à demanda surgida durante o conclave de que o novo pontífice voltasse a residir no Palácio Apostólico, onde fica o ático escolhido por ele e tradicional lar dos papas desde 1870.   

A sala de imprensa do Vaticano não confirmou nem desmentiu a informação: “O Papa pretende utilizar como residência os espaços à disposição de seus predecessores, para si e para seus colaboradores mais próximos. O escritório, onde as reformas estão concluídas e onde o Papa já retomou o trabalho durante o dia, é aquele de onde ele se apresenta para a oração com os fiéis reunidos na Praça São Pedro”.   

Em suma, se utilizar a mansarda do Palácio Apostólico, não será nada além de espaços já usados anteriormente ? na época de Bento XVI, o secretário pessoal do pontífice alemão, Georg Ganswein, morava no local.   

De acordo com fontes ouvidas pela ANSA, durante o conclave também surgiu a questão dos custos, pois a residência de Francisco em Santa Marta – apesar de aparentemente mais sóbria do o luxuoso apartamento no terceiro andar do Palácio Apostólico – acarretava gastos consideráveis, especialmente com segurança, com uma conta final de mais de 200 mil euros por mês (R$ 1,25 milhão).   

No momento, ainda não há datas oficiais para a mudança, mas o próprio Prevost já declarou a jornalistas que, quando se mudar, irão morar com ele seus dois secretários: o peruano Edgard Iván Rimaycuna Inga, que o acompanha desde os tempos em que era bispo no Peru, e o italiano Marco Billeri, que estreou no cargo em outubro de 2025.   

Leão XIV também colocou um estilo pessoal em sua futura habitação. Fã de esportes, sobretudo tênis, o pontífice já mandou instalar nos apartamentos privados uma pequena academia para se distrair e reduzir o estresse. Algo parecido foi feito nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, para onde o Papa tem ido pelo menos uma vez por semana.   

Para completar o apartamento privado de Leão XIV no ático do Palácio Apostólico, haverá também uma cozinha, suíte, um quarto para hóspedes, uma pequena varanda e uma capela para a missa matinal. (ANSA).