Príncipe William é esperado no Rio para ‘Oscar’ do meio ambiente

RIO DE JANEIRO, 11 SET (ANSA) – O príncipe William é aguardado em 5 de novembro no Rio de Janeiro para a cerimônia de premiação do 1º Earthshot Prize da América Latina, um dos prêmios ambientais mais prestigiados do mundo, que será realizado no Museu do Amanhã.   

Lançado em 2021 pelo herdeiro ao trono britânico, o reconhecimento é considerado o “Oscar” da sustentabilidade. A cada ano, o prêmio seleciona 15 soluções climáticas inovadoras, cinco das quais recebem 1 milhão de libras, cada uma, nas categorias: proteger e restaurar a natureza; limpar o ar; revitalizar os oceanos; construir um mundo sem lixo e combater a crise climática.   

Na edição carioca, a participação sul-americana quase triplicou, chegando a 316 projetos, com destaque para o Brasil, que passou de 64 para 232 propostas.   

O evento no Rio visa amplificar as vozes sul-americanas, inspirar novos líderes climáticos, conectar inovadores e financiadores e aproximar comunidades locais e globais rumo à COP30, mobilizando investimentos, ações efetivas e visibilidade para soluções ambientais transformadoras, com o Brasil no centro dessa agenda.   

Além da cerimônia principal, a cidade sediará atividades paralelas, incluindo visitas de delegações e eventos temáticos no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha. (ANSA).