O Príncipe Charles, agora Rei, se pronunciou nesta quinta-feira (8) após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II. A monarca faleceu aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica.
“Uma declaração de Sua Majestade, o Rei:
A morte de minha querida mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros de minha família.
Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e de uma Mãe muito amada. Sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha foi tão amplamente abraçada.
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.