Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

É comum se preocupar com o sexo, mas pouco se fala sobre o que fazer após as relações sexuais. E se você tem dúvidas sobre esse assunto, está no lugar certo. Conheça os principais cuidados de higiene depois desse momento íntimo, e saiba como eles afetam sua saúde.

+ Especialista dá dicas para praticar sexo anal com higiene e sem dor

+ 4 dicas simples para ter orgasmos garantidos

A “higiene básica” pós-sexo é urinar. Não é mito que fazer xixi depois do sexo faz bem a saúde. Esse simples ato pode te afastar de uma infecção no trato urinário (ITU) — condição comum entre as mulheres —, pois a liberação de fluidos ajuda a eliminar bactérias que possam ter sido introduzida na uretra durante a relação sexual. As informações são da “Health”.

E não, você não precisa correr para o banheiro assim que terminar o ato. No entanto, é preciso que faça xixi dentro de um período razoável — não há limite definido, mas 30 minutos é uma estimativa justa.

Banho pós-sexo

Embora não urgente, um banho pós-sexo é uma das melhores sensações de relaxamento. Nesse momento o foco deve ser na higienização íntima, também para prevenir infecções [exceto infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)]. 

Se você tem uma vagina, ignore qualquer produto para a região, pois pode alterar o pH, comprometendo sua saúde íntima. A limpeza da vulva é simples: água é fundamental, preferencialmente morna, — mas não pode ser usada dentro do canal vaginal — e sabonete neutro é opcional.

“Nunca use produtos que alegam ‘limpar’ a vagina ou a vulva, especialmente a seco. A vagina é uma bela máquina biológica e não há absolutamente nenhuma razão para interromper o processo (ou o microbioma) com sabonetes, sprays ou outros”, explica a educadora sexual Anne Hodder.

Lenços umedecidos sem perfume ou algodão com água morna são alternativas para quando o chuveiro não estiver por perto e você precisar se livrar de quaisquer fluidos corporais.

Higiene pós-sexo anal

Se você fez sexo anal, um banho é primordial. Isso porque o ânus possui bactérias que podem causar infecções ainda mais graves.

Para pessoas com pênis, a limpeza deve ser feita com água morna e sabão neutro por toda a região, com atenção especial ao prepúcio, onde pode ter acúmulo de sêmen ou depósito de bactérias. — O mesmo cuidado serve para o pós-sexo vaginal ou oral.

Para pessoas com vulva, atenção ao clitóris. Puxe suavemente as dobras vaginais e levante o capuz do clitóris em direção ao umbigo para limpar. Use água morna e um sabonete neutro ou lenços umedecidos sem perfume.

E lembre-se: nunca passe direto do sexo anal para o vaginal sem a devida higiene! 

Limpe seus sex toys

Assim como seu corpo, seus brinquedos eróticos também devem ser limpos. Para isso, Hodder indica se atentar as instruções da embalagem. “Cada brinquedo sexual terá instruções específicas, dependendo do material de que é feito e se tem ou não motor ou baterias.”

E se o seu brinquedo sexual não vier com instruções de limpeza, não deixe de fazê-la. “Qualquer produto que você não tenha certeza ou não tenha instruções de limpeza no rótulo, lave a parte do produto que entrou em contato com fluidos corporais ou pele com sabão antibacteriano líquido e um pano embebido em água quente”, indica Anne.