A importância dos cuidados dermatológicos especiais no verão é popular. No entanto, engana-se quem acredita que somente pessoas de pele clara devem se dedicar a essa atenção.

+ Xô, acne! Principais cuidados com a pele oleosa no verão

+ Como cuidar da pele sensível no verão

Apesar da pele negra apresentar maior quantidade de melanina (proteína que dá pigmentação e funciona como uma proteção natural dos raios solares), ela não dispensa a necessidade dos cuidados diários. No verão, inclusive, a negligência dermatológica prejudica a saúde cutânea, propicia manchas e favorece o envelhecimento precoce.

Como cuidar da pele negra no verão

Para os cuidados com a pele negra no verão, Alessandro Alarcão, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ressalta a importância do uso diário de protetor solar com fator de proteção UVA e UVB de no mínimo 15.

Contudo, o produto, que deve ser reaplicado a cada duas horas, conforme orienta a SBD, também deve ser utilizado em dias nublados ou em ambientes fechados. “Essa proteção, ainda, ajuda a prevenir o ressecamento, o câncer de pele, o envelhecimento precoce e evita o efeito rebote, que pode deixar a pele mais oleosa”, explica o médico, que também é sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Alessandro reforça que “o alto nível de melanina colabora para o surgimento de manchas, o que pode ser evitado com o uso do protetor solar para pele negra”. Além disso, a maior concentração favorece condições como melasma e hiperpigmentação, agravadas com a exposição solar sem proteção.

Ao “Health Essentials”, a dermatologista Kiyanna Williams complementa que os cuidados com a pele negra no verão devem incluir o uso de hidratante específico para rosto e corpo (antes do protetor solar) e esfoliação semanal ou quinzenal.