Finanças

Principais bolsas asiáticas fecham em alta


As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, lideradas pelo mercado japonês, em reação ao desempenho positivo das ações em Nova York ontem e à recuperação do petróleo, fatores que levaram o iene a se enfraquecer ante o dólar durante a madrugada.

Em Tóquio, o índice Nikkei saltou 3,68% hoje, a 16.874,44 pontos, apagando a perda de 3,4% do pregão anterior, também em meio à avaliação de que os recentes tremores que atingiram o sul do Japão tiveram efeitos limitados na produção manufatureira do país.

O petróleo teve perdas relativamente pequenas nos negócios de ontem e operou em alta durante a madrugada, reagindo a uma forte queda na produção do Kuwait, onde os trabalhadores da indústria petrolífera entraram em greve.

A melhora da commodity e os ganhos das bolsas em Wall Street ontem alimentaram o apetite por ativos considerados mais arriscados, como as ações, em detrimento do iene, que voltou a interromper a tendência recente de valorização e perdeu terreno para o dólar.

O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, por sua vez, reiterou ontem à noite a disposição de tomar “várias medidas” para conter “os rápidos avanços do iene”, se necessário.

Nos mercados chineses, os ganhos foram mais limitados, diante das incertezas em torno dos mercados de petróleo, que levaram os investidores locais a evitar negócios. O Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 0,3%, a 3.042,82 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, também avançou 0,3%, a 1.958,20 pontos.

Embora os futuros de petróleo mostrem tendência de alta desde a madrugada, o clima ainda é de cautela após grandes produtores não conseguirem fechar um acordo para congelar a produção da commodity, durante reunião realizada no domingo em Doha, capital do Catar.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta significativa em Hong Kong, de 1,3%, a 21.436,21 pontos, enquanto o índice Kospi registrou ligeiro ganho de 0,11% em Seul, a 2.011,36 pontos, após o Banco Central da Coreia do Sul decidir manter sua taxa básica de juros em 1,5% pelo 10º mês consecutivo.

Alguns mercados pequenos da região asiática contrariaram a tendência positiva. Foi o caso da Bolsa de Taiwan, onde o Taiex recuou 0,4%, a 8.633,72 pontos, e do índice filipino PSEi, que caiu 0,39% em Manila, a 7.215,09 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o dia no maior nível em três meses, impulsionada por ações de petrolíferas e mineradoras. O S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, avançou 1%, a 5.188,80 pontos, maior patamar desde 4 de janeiro. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Aprenda a fazer a deliciosa receita de feijoada da cantora Ivete Sangalo
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Receita fácil e rápida de pavê de amendoim para o fim de semana
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago