O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, participou, neste domingo, juntamente com milhares de pessoas, da Parada Gay de Montreal, em sua terceira apariĆ§Ć£o deste tipo.
Uma grande multidĆ£o ao longo do caminho por onde a parada passou saudou o jovem polĆtico, cuja popularidade estĆ” em ascensĆ£o, enquanto ele caminhava pelo centro da cidade, ao lado de carros alegĆ³ricos multicoloridos, danƧarinos e mĆŗsicos.
Trudeau fez histĆ³ria em julho, quando se tornou o primeiro premiĆŖ canadense a participar da Parada Gay de Toronto. Ele tambĆ©m participou de uma marcha similar em Vancouver.
O CanadĆ” Ć© “uma sociedade aberta e positiva”, disse o primeiro-ministro, falando em francĆŖs. “Ć um exemplo que devemos dar ao mundo todo”, prosseguiu.
Trudeau Ć© o Ćŗnico chefe de Estado e de governo dos paĆses do G7 a participar de uma marcha gay.
Representantes do governo de todos os partidos polĆticos do CanadĆ” se uniram a Trudeau em Montreal.
“Ć importante que todos os partidos estejam aqui para reconhecer que os direitos da comunidade LGBT sĆ£o direitos humanos e canadenses”, declarou Trudeau antes do evento, no qual vestiu camisa verde clara e calƧas brancas.
Duas jovens lideraram a marcha, exibindo uma faixa com os nomes das 49 vĆtimas do ataque com arma de fogo em uma boate gay em Orlando, na FlĆ³rida, em 12 de junho.
“O massacre de Orlando foi um momento sombrio e Ć© importante denunciar estes atos diariamente”, disse a ministra da JustiƧa de Quebec, Stephanie Vallee, que preside um plano de aĆ§Ć£o contra a homofobia.
“NĆ³s precisamos lutar contra a homofobia, a transfobia e a aversĆ£o Ć diversidade em todo o paĆs”, afirmou Vallee.
Trudeau destacou que o governo se concentrarĆ” em reconhecer os direitos dos transgĆŖneros ainda este ano.
Em maio, seu governo apresentou uma lei que prevĆŖ adicionar a “identidade de gĆŖnero” Ć s categorias vetadas Ć discriminaĆ§Ć£o previstas na Lei Canadense de Direitos Humanos, juntamente com a racial, a religiosa, a etĆ”ria, a de gĆŖnero e a de orientaĆ§Ć£o sexual.