FAB atribui a ‘anomalia’ explosão de 1º foguete lançado comercialmente no Brasil

HANBIT-Nano colidiu com o solo segundos após lançamento na base de Alcântara; causas são investigadas

Foguete colidiu com o solo segundos após lançamento em Alcântara (MA)
Foguete colidiu com o solo segundos após lançamento em Alcântara (MA) Foto: Reprodução/YouTube

Primeiro foguete a ser lançado comercialmente no Brasil, o HANBIT-Nano explodiu segundos após a decolagem na noite de segunda-feira, 22, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A explosão foi transmitida no YouTube.

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) atribuiu a colisão a uma “anomalia no veículo”. Segundo a corporação, “todas as ações para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial”.

As equipes técnicas da Innospace [empresa sul-coreana responsável pelo foguete] seguem atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido, em conjunto com a FAB e com os demais órgãos e instituições envolvidos na operação”, concluiu.

+Novo propulsor da Starship explode durante testes nos EUA

Foguete explodiu após lançamento; veja vídeo

O HANBIT-Nano foi lançado às 22h13 e colidiu com o solo segundos depois. A queda foi registrada pelo canal de YouTube Space Orbit, que acompanhou presencialmente o lançamento na base de Alcântara.

O próprio apresentador reportou a explosão antes da interrupção da transmissão. Veja abaixo, a partir de 4:12:56: