Um primeiro grupo de mais de 600 soldados ucranianos concluiu um treinamento americano que inclui manobras em maior escala, que poderiam ajudar as forças de Kiev nas próximas operações ofensivas, anunciou o Pentágono nesta sexta-feira (17).

“Nesta semana, o primeiro batalhão ucraniano concluiu o treinamento de armas combinadas com o veículo de combate M2 Bradley na área de treinamento de Grafenwoehr, Alemanha”, informou Pat Ryder, porta-voz do Pentágono.

Os Estados Unidos concordaram em fornecer à Ucrânia mais de 100 Bradleys, que estão armados com canhões automáticos de 25 mm e também podem disparar mísseis antitanque. A Ucrânia deve lançar uma ofensiva contra as tropas russas nos próximos meses.

“Cerca de 600 ucranianos concluíram o período de treinamento, de aproximadamente cinco semanas, que incluiu tarefas básicas de um soldado, juntamente com treinamento médico, de esquadrão, pelotão e companhia”, disse Ryder.

Um batalhão mecanizado e um de artilharia de campanha começaram a treinar há duas semanas, e outros dois batalhões devem fazê-lo na próxima semana, segundo o porta-voz.

wd/bfm/atm/dga/lb/mvv