SÃO PAULO, 25 DEZ (ANSA) – As primeiras doses da vacina anti-Covid desenvolvida pela empresa alemã Biontech e pela multinacional americana Pfizer já estão na Itália.   

O furgão com 9.750 unidades do imunizante havia deixado a fábrica da Pfizer na Bélgica na última quinta-feira (24) e cruzou a fronteira entre Áustria e Itália em Brennero por volta de 9h (horário local) desta sexta (25).   

A carga deve chegar a seu destino final, o Instituto Lazzaro Spallanzani, em Roma, neste sábado (26), sob escolta da Arma dos Carabineiros, a polícia militar italiana.   

O hospital é a maior referência em doenças infecciosas no país e iniciará a vacinação contra o novo coronavírus no domingo (27).   

A primeira imunizada será a enfermeira Claudia Alivernini, de 29 anos, que trabalha no Spallanzani e também atendeu idosos em domicílio nos meses de confinamento.   

A vacinação em massa, no entanto, está prevista para janeiro, com prioridade para trabalhadores da saúde e hóspedes e funcionários de asilos. A Itália soma atualmente pouco mais de 2 milhões de casos e 70,9 mil mortes na pandemia. (ANSA).