ROMA, 29 JAN (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anunciou a chegada nesta segunda-feira (29) de um primeiro grupo com 14 crianças palestinas que serão tratadas em hospitais italianos.
Ao todo, são esperadas 100 crianças no país, acompanhadas de suas famílias, graças a um acordo com autoridades no Oriente Médio para a remoção delas de Gaza.
O deslocamento será feito em um voo da Aeronáutica e através do navio Vulcano da Marinha.
Os palestinos vão ser internados em hospitais nas cidades de Bolonha, Florença, Gênova e Roma para os primeiros tratamentos médicos.
Uma missão da Unidade de Crise do Ministério das Relações Exteriores da Itália, da Embaixada da Itália no Cairo, do Ministério da Saúde e de outras instituições públicas italianas está há dias na passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, em preparação para a evacuação.
As unidades de saúde estão preparadas para situações de alta complexidade, como ocorreu quando o país recebeu crianças feridas na guerra da Ucrânia.
“Quero expressar minha profunda gratidão às instituições e aos médicos egípcios por seu apoio, que tornou possível essa missão humanitária. Só com a cooperação internacional podemos enfrentar desafios tão grandes e garantir a segurança aos mais vulneráveis”, disse o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto.
“Nosso país continuará ajudando a população civil palestina, vítima sem culpa dos terroristas do Hamas”, acrescentou. (ANSA).