Mundo

Primeira reunião bilateral entre Biden e Trudeau ‘no próximo mês’, anuncia Ottawa

Primeira reunião bilateral entre Biden e Trudeau ‘no próximo mês’, anuncia Ottawa

O premier canadense, Justin Trudeau, foi o primeiro líder estrangeiro com quem o presidente americano, Joe Biden, conversou - AFP/Arquivos

Justin Trudeau e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tiveram uma conversa telefônica cordial nesta sexta-feira (22), na qual decidiram se encontrar “no mês que vem”, anunciou o gabinete do primeiro-ministro canadense.

Durante a ligação de meia hora, o novo presidente dos Estados Unidos e Trudeau “concordaram em se reunir no próximo mês para avançar o importante trabalho de renovação da amizade profunda e duradoura entre o Canadá e os Estados Unidos”, segundo um comunicado.

A modalidade da reunião bilateral -virtual ou presencial- e a data continuam pendentes, informou o gabinete do líder canadense.

O contato telefônico, o primeiro de Biden com um líder estrangeiro segundo a Casa Branca, foi conduzido em “tom muito cordial”, disse o gabinete de Trudeau à AFP.

Os dois homens abordaram uma série de temas, como o combate à pandemia do coronavírus, que levou ao fechamento da fronteira entre os dois países desde março passado, a defesa do meio ambiente e a “extraordinária e muito estreita relação econômica” entre Canadá e Estados Unidos.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

Trudeau e Biden discutiram a primeira questão polêmica entre os dois países: a decisão do novo presidente dos Estados Unidos de bloquear a construção do gasoduto Keystone XL, apoiado por Ottawa, mas denunciado por Washington devido ao seu impacto ambiental.

“O primeiro-ministro expressou o desapontamento do Canadá com a decisão dos Estados Unidos em relação ao projeto Keystone XL”, disse a equipe de Trudeau.

“O primeiro-ministro sublinhou as importantes vantagens que a relação bilateral no domínio da energia oferece em termos de economia e segurança energética. Também destacou o seu apoio aos trabalhadores do sector energético”.

Trudeau, que tinha relações notoriamente difíceis com Donald Trump, saudou o início de uma “nova era” para as relações entre os dois países durante uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.

Veja também

+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Aprenda 5 molhos fáceis para aproveitar o macarrão estocado
+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica