Nona Gaprindashvili decidiu processar a Netflix por conta do episódio final da série “O Gambito da Rainha”. A histórica campeã de xadrez alega que é mencionado no último capítulo uma mentira a seu respeito. Segundo a primeira mulher a ser nomeada Grande Mestre do xadrez, seu nome é citado na obra e dito que ela nunca enfrentou homens.

A série da jogadora fictícia Anya Taylor-Joy mostra a personagem como um prodígio do xadrez que vai conquistando campeonatos do jogo até o culminante torneio em Moscou, na Rússia. Vale lembrar que a produção é ambientada nos anos da Guerra Fria entre russos e norte-americanos.

“Lá está Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens.”, diz um trecho do último capítulo da série, enquanto mostra uma personagem que representa Nona.

Morando atualmente em Tbilisi, na Geórgia, Nona disse ter ficado triste ao saber que a série não só mentiu quanto aos confrontos contra homens, como não citou suas vitórias sobre os jogadores.

Com isso, Nona entrou, na última quinta-feira (15), com um processo no Tribunal Distrital Federal em Los Angeles, nos Estados Unidos, contra a Netflix. A Grande Mestre do xadrez pede milhões de dólares por danos morais e alega no pedido ser uma “falsidade devastadora, minando e degradando suas realizações diante de uma audiência de muitos milhões”, além de requisitar a retirada da parte citada sobre ele do episódio final.